quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pesquisa no Portal do Professor


4. Visite o portal do professor neste endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ e no item sugestões de aulas, escolha uma que você indicaria ao professor e explique por que.

Imagem do site da Nova Escola

Essa escolha foi feita dentro da possibilidade de criar links com inúmeras áreas de conhecimento: Português, História, Geografia, Literatura, Sociologia, logo, com vários professores também. Coincidentemente esse tema já foi trabalhado esse ano em projeto educativo pelo CINTRA.

    Tema: A cultura africana e a influência na cultura brasileira

Informações da Aula

O que o aluno poderá aprender com essa aula

Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais e o que representou a escravidão para o povo africano. Como vivem as comunidades quilombolas. Verificar de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira. Analisar a relação entre o negro e o preconceito.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio. Entretanto, sugerimos que o professor de artes trabalhe em conjunto com outros professores, principalmente de história. Caso a escola tenha disponibilidade, este plano de aula pode ser adaptado e desenvolvido para toda a escola.

Estrutura Curricular

Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização

Autor: Juliana Gomes de Souza Dias

Co-Autor: Eziquiel Menta

Instituição: SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/ Paraná

Aula 01: o professor deve iniciar a aula instigando os alunos a refletir sobre a cultura africana. Como sugestão segue o áudio “África na Escola”.

Após instigar os alunos sobre as possibilidades de pesquisa relacionada com a cultura africana, o professor pode utilizar o áudio “Diversidade e Preconceito” que apresentará as influências da cultura africana no Brasil. (palavras, frutas, verduras, brincadeiras, atitudes, crenças, etc).

Caso o professor deseje complementar o conteúdo, pode utilizar o vídeo “Palavras Africanas”.

O vídeo “Mini documentário Aquilombando” aborda a cultura africana, a dança (capoeira) e a influência africana na cultura brasileira.

http://br.youtube.com/watch?v=-UVxENgLaUQ

Aula 02: Agora é hora dos alunos começarem pesquisar a cultura africana.

O professor deve dividir a turma em grupos e deixar que cada grupo escolha seu tema de pesquisa. Como sugestão segue alguns temas: Religião, Culinária, Expressão artística (artes visuais), Música, Dança, Brincadeiras e lendas, Esportes, Comunidades Quilombolas.

Para cada tema é interessante que os alunos abordem o ontem e hoje, isto é, como era na África, como essa cultura veio para o Brasil e como ela se aplica hoje.

O professor deve reservar uma aula no laboratório de informática para os alunos iniciarem a pesquisa.

Nesse momento, ele pode propor a pesquisa nos sites sugeridos no item “Recursos Complementares”. Caso a escola tenha acesso, no site Youtube existem vários vídeos que abordam a cultura africana.

Aula 03: Em sala de aula o professor deve abordar pontos importantes de cada tema, direcionando os alunos na pesquisa e discutindo com eles as informações já pesquisadas.

Caso seja possível, o professor de artes pode combinar com os professores de outras disciplinas para que todos foquem o mesmo conteúdo (Cultura Africana) direcionando para cada tema.

O Vídeo “Casa de Cultura da Mulher Negra – Programa Canal Futura” – o papel das mulheres negras na sociedade e suas conquistas.

http://br.youtube.com/watch?v=ZYs0Q7NDxss

Ao utilizar os recursos o professor deve discutir com os alunos os temas: preconceito, relações de poder, direitos e deveres, educação, cidadania, esportes e negros que se destacaram em sua área de atuação, por exemplo, Machado de Assis.

Aula 04: Apresentação dos resultados: Caso a escola tenha disponibilidade, pode-se reservar uma semana no mês de novembro, de preferência próximo ao dia 20, dia em que se comemora a Consciência Negra.

Nesse período os alunos apresentaram a comunidade escolar o resultado da pesquisa. Para apresentação os alunos podem elaborar vídeos, áudios, exposição fotográfica, banners, jornais, apresentações de dança, música, comidas típicas, etc.

É interessante que cada tema ocupe uma sala de aula, onde os alunos exponham seus trabalhos e que a comunidade possa caminhar pelo circuito temático, apreciando as apresentações.


Avaliação

Critérios1008060
Qualidade na pesquisa e materiais apresentadosBoa articulação de idéias, domínio da linguagem e capricho no acabamento.Idéias razoavelmente articuladas, domínio da linguagem e pode melhorar o acabamento.Não conseguiu articular as idéias, erros de português e deve melhorar o acabamento do material
ParticipaçãoParticipou das discussões, sugeriu temas de pesquisa, contribuiu consideravelmente para o grupo.Participou das discussões, não sugeriu temas de pesquisa, contribuição mediana para o grupo.Não participou das discussões e não contribuiu para as pesquisas
Abordagem da temáticaAbordagem inovadora apresentando resultados relevantes ao tema (além da proposta)Abordagem inovadora, porém os resultados não surpreenderam (apenas o que foi proposto)Abordagem simplista e os resultados não contemplaram o tema (não atingiu o objetivo)
Criatividade na apresentaçãoAlunos caracterizados e objetos expostos para apreciação do públicoApenas os objetos estão expostos para apreciação do públicoApenas os alunos estão caracterizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário