5. Visite o site da nova escola, busque no Google, escolha a seqüência didática que você mais gostou. Fale sobre ela.
Seqüência didática Nova Escola
Plano de Aula: uma lição construída sobre as ruínas da Grécia Antiga
Objetivos
Analisar traços dos diferentes períodos da história grega e reconhecer a importância dos vestígios arqueológicos
Introdução
Na capital grega, os operários do metrô vêm participando de escavações arqueológicas involuntárias. Segundo a surpreendente reportagem de VEJA, o acaso trouxe à tona relíquias que revelam aspectos da vida social e cultural da civilização helênica. Convide os alunos a ir mais fundo nas descobertas, acompanhando o plano de aula.
Atividades
1. Pergunte aos estudantes o que eles sabem sobre o trabalho dos arqueólogos. Alguns podem mencionar o herói Indiana Jones, personagem cinematográfico que vive aventuras enquanto procura tesouros ancestrais. Trata-se de uma imagem exageradamente glamourizada, mas pode servir de ponto de partida para a discussão. Faça-os perceber a Arqueologia como uma ciência que estuda as culturas em diferentes momentos históricos, valendo-se de vestígios materiais: ruínas, ossadas e objetos diversos. O trabalho é realizado em locais selecionados, os sítios arqueológicos, onde estão as peças a ser coletadas. Encomende um levantamento sobre as técnicas utilizadas para a identificação e a datação de um achado.
Estenda na sala de aula um varal de barbante e proponha que a turma use pregadores de roupa para pendurar as tiras em ordem cronológica.
3. Se necessário, corrija os enganos. Então divida a classe em grupos e sugira pesquisas sobre os diferentes períodos da história grega: Antigo, Arcaico, Clássico, Helenístico e Greco-romano (pode haver mais de um grupo por tema). As equipes devem detalhar os marcos de cada fase, além de buscar imagens, reproduções de documentos ou descobertas arqueológicas. No final, os grupos devem expor os resultados e interpretar o texto ou documento escolhido.
Sugestão: que os grupos comparem alguns aspectos artísticos da Grécia Antiga com as artes visuais urbanas do Maranhão/São luís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário